sábado, 29 de outubro de 2011

A importância do aconselhamento cristão

           Na bíblia sagrada temos o seguinte relato - E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará (João 8.32). Sabemos que isso se aplica em um primeiro momento a uma pessoa que reconhece a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador; mas será que com essas palavras Jesus estava implicitamente afirmando que seríamos ou estaríamos livres de todos os males humanos? Em outras palavras, pode um cristão(seguidor de Cristo) passar por dificuldades como: solidão, desânimo, dúvidas, tristezas, inveja, violência, pobreza, doenças, tensões internas e externas, depressões e tantos outros problemas? E, em caso de o cristão passar por tudo isso, como poderá obter ajuda e quem poderá ajudá-lo a sair destes problemas?
            Em primeiro lugar, o cristão dito livre significa cristão separado do pecado e do jugo de satanás, ele é livre ou se torna livre em Cristo. Contudo, o fato de o cristão ser livre não implica e nem significa dizer que não terá problemas de diversas ordens como físico, social, psicológico e etc. Jesus mesmo já nos advertiu sobre isso - no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo (João 16.33b).
            A bíblia nos revela uma lista de homens e mulheres ditos cristãos, ou filhos de Deus que passaram por várias aflições como, por exemplo, podemos citar alguns: Jó, Elias, Eliseu, Jonas, Paulo, João e muitos outros. Podemos indicar ainda a leitura do capítulo onze da epístola aos Hebreus que menciona vários heróis da fé que tiveram diversas dificuldades; leia e medite nos versículos 36, 37, 38 e 39.
            Em segundo lugar, quando um cristão passa por essas situações adversas, entra em ação o desígnio de Deus na vida de milhares de homens e mulheres que foram chamados para o aconselhamento cristão. Isto é, Deus capacita homens e mulheres de várias formas para que estes se tornem bons conselheiros e em momentos de aflições de alguns irmãos na fé os conselheiros os orientem para que não percam a esperança e abandonem a fé nem abandonem o próprio Senhor Jesus.
            Quantos cristãos na atualidade estão passando por algumas dessas situações: tristezas ou desamparo pela morte de um ente querido ou mesmo o provedor do lar, afligidos por doenças terminais, perda dos bens materiais, desemprego, aposentadoria insuficiente para sua subsistência, perseguição no trabalho, rejeições, injustiças e etc. E é em tais situações de crise que aparece alguém enviado dos céus, um conselheiro ou conselheira que com a ajuda do Conselheiro por excelência – O Espírito Santo – através de orientações, reflexões, ponderações, contraposições, argumentações, perguntas e observações diversas leva o cristão que está passando por uma dificuldade qualquer  a parar e pensar e lembrar de algumas palavras como: O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Salmos 30.5b). Ou seja, quem ouve e segue os bons conselhos, aplica em sua vida palavras maravilhosas como: “O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos”; (Provérbio 1.5).
            Os resultados, após os bons conselhos e ao aceite dos mesmos pelos que os ouvem são fantásticos como: mágoas esquecidas; aplicação do perdão; casamentos restabelecidos; filhos honrando mais aos pais e vice-versa; cristãos animados em seu trabalho ou em busca de um com forte esperança em obtê-lo; mulheres sábias, piedosas e cooperadoras; membros retornando às igrejas; líderes conduzidos de volta à palavra; enfim, as bênçãos de Deus são alcançadas.
            Resumindo, em momentos difíceis, às vezes uma palavra, ou melhor, um conselho pode significar a diferença entre vida e morte, esperança ou desilusão, paz ou guerra, amor ou ódio, atividade ou passividade, ação ou inércia. E quando o conselheiro recebe esse talento de Deus, seu ministério é bem sucedido e para a igreja fica a palavra registrada na bíblia: “Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança”. (Provérbios 11.14).

           Concluindo, homens e mulheres de Deus podem passar por várias dificuldades, contudo os que estiverem em dificuldades, se buscarem, encontrarão sábios conselhos e se erguerão das cinzas. Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (Jó 19.25). Cito ainda: Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. (1 Samuel 2.8).


Sds em Cristo,
Jozenildo Soares de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário